segunda-feira, 13 de julho de 2015

Vamos falar de alergia???

Olá gurias, tudo bem? Hoje meu post vai ser um pouco diferente do habitual. Tenho que pedir desculpas às alérgicas de plantão, pois com o tempo acabei não falando mais nada sobre alergias.
Não sei se vocês se lembram, mas há algum tempo atrás eu era mega alérgica....mas nem sempre eu fui alérgica. Sempre usei qualquer tipo de esmalte e nunca me deu nada. Meu problema foi depois de fazer uma escova definitiva. Com a frequência de esmaltações, meu corpo não suportou tanto formol e acabou dando reação.
Como descobri ser alérgica? Bom, foi difícil no começo eu dizer que era alérgica a esmaltes, pois nunca tive problemas...mas minhas cutículas todas rachavam, meu olho inchava, o canto da boca rachava e não tive outro jeito senão ir ao médico dermatologista pra ver o que estava acontecendo comigo. Fiz vários testes (caros e dolorosos) e o resultado foi alergia ao formol. Apenas a isso.
No começo fiquei desnorteada, pois tinha muiiitos esmaltes com formaldeído ou resina de formaldeído. E o simples ato de abrir a tampinha do esmalte já me deixava com o olho inchado.
O que eu fiz?? Vendi tudo que me dava alergia. Não usava nada que eu soubesse que me causaria alergia. Cortei literalmente da minha vida. Segui nesse rumo durante dois anos.
Então, cara amiga, se você não sabe se o que você tem é alergia, sugiro que consulte um dermatologista para descobrir, pois o resultado de insistir no erro pode ser bem sinistro.
Enfim, depois de entender que eu era alérgica ao formaldeído, acabei me atentando ao rótulo dos esmaltes. E se vocês notarem bem, nós temos um cantinho das alérgicas, que é justamente trazer pra vocês o conteúdo de cada vidrinho que eu conseguia, para que você possa analisar e ver se pode comprar. Eu peço perdão, pois não finalizei o cantinho. Comecei e acabei esquecendo dele. Mas nessas férias eu prometo deixar ele encaminhado. Não digo que finalizarei, pois tem muita marca que eu não possuo e dependo de fotos de terceiros. Inclusive se você está lendo o post e tem algum vidrinho diferente e consegue fotografar o rótulo, pode estar me enviando (joselaine.adv@gmail.com). Deixarei seu nome na foto como crédito, ok?
Para cada alergia existe um componente diferente. Tem uma amiga querida minha que é alérgica a determinada substância que vai no corante do esmalte. Então esmalte amarelo ela não pode usar de jeito algum. Então, para saber ao que você é alérgica, é imprescindível que faça uma consulta no dermato e que faça os testes, pois sem isso é impossível você saber ao que é alérgica.
Nosso mercado nacional agora que está despertando para fazer esmaltes voltados às alérgicas. Lembro que quando eu descobri a alergia desapeguei de muita marca nacional que hoje é 3free, ou seja, é livre do formaldeído, tolueno e dibutilfitolato.
Agora atenção: nem todo esmalte importado é livre de tais componentes. Eu amava a marca A-england e me desfiz de tudo porque continha resina de formaldeído, que para mim fazia tanto mal quanto o formaldeído.
Por que falo no passado? 
Hoje não sou mais alérgica. Como disse anteriormente, não nasci com essa alergia. Ela foi adquirida pelo uso excessivo de produtos que continham o formol. Eu ja fui alérgica a chocolate, vocês acreditam?
Fiquei cinco anos sem por um grama na boca. Depois disso eu voltei a comer e nunca mais tive problemas. (ainda bem!)
Foi a mesma coisa com esmaltes. Depois de quase dois anos sem usar, voltei a usar e não tive mais problemas. Claro que eu não uso o tempo todo, eu dou intervalo usando esmaltes 3free. Hoje eu dou preferência para comprar os esmaltes que não contenham formol, mas se eu gosto muito mesmo, acabo comprando mesmo sem ser 3free. Mas sempre em menor quantidade. 
Por que usam formaldeído no esmalte, se ele pode causar tanto mal? Tanto o formol quanto o tolueno ajudam na fixação e no brilho do esmalte.
Por isso a importância de estar olhando o rótulo dos esmaltes para saber o que podemos usar e o que não podemos usar.
Hoje vemos esmaltes não apenas 3 free, mas 4, 5, 6, 7 free, o que será assunto para um próximo post, ok?
Beijos e até semana que vem!!


24 comentários:

  1. Não sou alérgica, mas valorizo os esmaltes 3Free! Nada melhor que se cuidar, né? Ainda bem que as empresas nacionais estão começando a apostar neles. Antigamente eram poucos os que apareciam no mercado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amiga...pena que nem todas as empresas pensem assim!! Mesmo as importadas ainda tem muitas que colocam o trio parada dura nas fórmulas. Mas vamos com fé que um dia chegamos la!!
      beijo

      Excluir
  2. Que bacana seu post Josy! Ainda bem que a alergia passou, né? Agora mesmo que com cautela, pode ser "feliz" de novo! Kkkkkk.
    Alérgica a chocolate? Nunca tinha ouvido falar nisso!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pathy. realmente, a gente pode ser feliz, mesmo que com moderação...ahahahaha
      Pois é....era eu comer um pouco de chocolate e ter marcas vermelhas no corpo...era urticária....e era cruel, pois coçava muito...rsrsrs
      beijos

      Excluir
  3. Ai gente... por isso que é bom a gente usar mais esmalte hipoalergênico do que os outros né, mesmo a gente não sendo alérgica.

    Alergia é uma coisa que pode aparecer a qualquer momento na vida e, como aconteceu com você mesma, de tanto a gente se expor àquele produto, corre um sério risco.

    Faço coro com a Paty que comentou aí em cima... ainda bem que hoje em dia tem bastante empresa se ligando mais nisso.

    Beijoo !

    | Sorteios Na Web |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Anna...quanto mais evitar, melhor é...
      beijos, querida..

      Excluir
  4. Adorei a publicação.. alergia a chocolate? Caramba!
    Já fui super alérgica, mas agora estou em um bom momento!
    Ainda bem que atualmente os produtos sãos mais bem pensados, né?
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alergia é muito complicado, né? Seja a comida, seja a esmalte...crueldade...rsrs
      Mas agora as coisas tendem a melhorar...e cada vez mais tera esmaltes hipoalergênicos no mercado.
      Beijos

      Excluir
  5. Ótimo post, alergia é coisa seria e requer cuidados, mais que bom que agora você já esta bem! Nossa nem imagina minha vida sem comer chocolate
    Ótima segunda-feira pra ti :*
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Já vi muita gente que é alérgica e usa uma base antes de passar o esmalte que dá alergia. Gente, isso é a maior mancada....porque o formol é volátil...ou seja, não precisa nem entrar em contato com a unha pra dar alergia...
      Ahaha, verdade, ficar sem chocolate foi cruel, mas agora passou e hoje eu como quando dá vontade...rsrs
      beijos

      Excluir
  6. Com não tenho alergia, é tranquilo para mim. Mas imagino que para quem tem os cuidados devem ser intensos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é nada fácil, isso eu te garanto...rs
      beijos

      Excluir
  7. bacana o post viu, como eu nao tenho alergia nao conheço mt sobre, mas sempre que a gente puder evitar esses componentes melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom divulgar,pois nem todos sabem que tem alergia...por isso quando desconfiar de ter alergia, o melhor a fazer é procurar um dermatologista e fazer os testes..
      beijos

      Excluir
  8. Postagem ótima para todos que tiver alergia não mexe,
    com esse tipo de produtos, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amore...não pode e nem deve mexer.
      beijos

      Excluir
  9. Não sabia que alergia passava...que bom então que agora pode.
    Alergia de chocolate deve ser triste hein...não vivo sem!

    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso não nasci com ela. Ela foi adquirida com o excesso do uso de produtos que tinham o composto do formol....por isso quando deixei de usar por muito tempo, o corpo esqueceu a intolerância....rs...
      Nem me fale...eu morria de vontade de comer chocolates....kkkk
      beijo

      Excluir
  10. Graças a Deus não possuo alergia a nada. Fico imaginando como deve ser complicado procurar sempre as informações em rótulos. Nossa :(
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo nada fácil. Por isso a gente está preocupada em divulgar essas informações.
      beijos

      Excluir
  11. Muito interessante e esclarecedor o seu post. Eu tenho uma amiga que enfrenta constantemente essas crises. Que bom saber que a sua passou e você pode usá-los novamente.
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anny. Realmente é difícil ser alérgica, pois nem sempre temos opções. Graças a Deus a minha alergia não era congênita, e sim adquirida. O que facilitou muito a melhora.
      beijos

      Excluir
  12. Não sou alérgica, mas acho que todos os esmaltes do mundo deveriam ser 3free! Nada melhor que saber que o produto não faz mal pra gente.. afinal, esses produtos a longo prazo fazem mal não só pra quem tem alergia, mas pra todo mundo!
    Se cuida, Josy!
    Beijos
    coisasloucasdeumamenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Mariana. Mesmo porque o formol é cancerígeno. Devia ser abolido da face da terra...
      beijos

      Excluir